segunda-feira, 12 de março de 2012

9ª CAPACITAÇÃO DE FORMAÇÃO DA UTI DA ALEGRIA


Oficina intensiva de aprimoramento técnico e compartilhamento de valores e princípios que norteiam a atuação de palhaços em hospital.

A "UTI da Alegria" abre as inscrições para a Capacitação de Formação para apoio e humanização hospitalar, cuja característica fundamental é a terapia através do riso ou a "risoterapia", em que se pretende auxiliar na recuperação dos pacientes hospitalizados, envolvendo, inclusive, os acompanhantes e profissionais de saúde do hospital.

Àqueles que se interessarem em participar desta oficina intensiva de aprimoramento técnico e compartilhamento de valores e princípios que norteiam a atuação de palhaços em hospital, as inscrições e a participação na Capacitação de Formação acontecerão de acordo com as disposições elencadas neste edital.

EDITAL – 2012

I. Objeto

I. a). A presente Capacitação de Formação destina-se a oferecer subsídios para a formação do palhaço que esteja apto a atuar em hospital, na consagração dos melhores valores aliados à vivência cristã, donde se exaltará um profundo olhar no autoconhecimento e na experiência em grupo.

I. b). A Capacitação de Formação objetiva ainda:
  • formar novos doutores para integrarem o projeto UTI da Alegria; e
  • apoiar e orientar multiplicadores para a criação de novos grupos de apoio e humanização hospitalar por intermédio do palhaço.

II. Condições para participação na Capacitação de Formação

II. a) Para participar da Capacitação de Formação, o capacitando deverá ter, no mínimo, 13 (treze) anos de idade e não apresentar problemas de saúde graves que possam comprometer a si próprio ou a terceiros.

III. Inscrições


III. a) Para a presente Capacitação de Formação, o período de inscrições será de 13 a 29 de março, e acontecerão pelo blog da UTI da Alegria (http://www.utidaalegria.blogspot.com), no campo específico.

III. b) Terminado o período de inscrições, os interessados receberão a confirmação, por email, no dia seguinte ao término do prazo, ou seja, dia 30 de março (sexta-feira).

III. c) No primeiro dia da Capacitação de Formação (1º de abril), será solicitada a cada participante a contribuição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), utilizada para subsidiar a compra dos lanches a serem servidos nos intervalos dos períodos da manhã e da tarde aos capacitandos, durante os 05 (cinco) encontros.

IV. Do Programa da Capacitação de Formação

IV. a) A Capacitação de Formação do ano 2012 terá a duração de 40h (quarenta horas) de atividades, distribuídas em 5 (cinco) módulos, que acontecerão:

Quando?
1º Módulo – 1º de abril de 2012 (domingo)
2º Módulo – 15 de abril de 2012 (domingo)
3º Módulo – 22 de abril de 2012 (domingo)
4º Módulo – 06 de maio de 2012 (domingo)
5º Módulo – 20 de maio de 2012 (domingo)

Onde?
Na sede da Federação Espírita do Estado do Tocantins (FEETINS), 106 Norte Alameda 02 Lote 01
(ao lado do antigo DETRAN),

Que horas?
Das 09h às 12h30min e 14h30min às 18h30min.

IV. b) Recomenda-se a utilização de roupas confortáveis, que permitam movimentos livres e amplos, em razão das atividades a serem desempenhadas pelos participantes, razão pela qual não se aconselha o uso de roupas jeans ou saias.

IV. c) A maioria das atividades serão realizadas com os pés descalços.

IV. d) Frisamos que os módulos são sequenciais, assim sendo, o participante deverá concluir o anterior antes de seguir para o consequente. A tolerância será apenas para a ausência em metade de um dos módulos, com exceção do último, o qual deverá ser concluído por completo.

IV. e) A Capacitação de Formação findará com uma “Visita Assistida” ao hospital pelos participantes cujo aproveitamento atenda ao subscrito no parágrafo anterior, que será agendada posteriormente via e-mail.

V. Disposições Finais

V. a) A participação/conclusão da Capacitação de Formação NÃO habilita, somente por este fato, o capacitando de integrar os quadros de voluntários da “UTI da Alegria”, haja vista haver necessidade de também atender a outras condições inseridas no Projeto delineador da “UTI da Alegria” (disponível em http://www.feetins.org.br/projeto.pdf), em especial o que consta no Item 5.1., vejamos:

“Em virtude dos objetivos do Projeto, para o voluntário ingressar na UTI da Alegria deverá atender os seguintes pré-requisitos:
  • Sendo jovem, o mesmo deverá estar frequente à evangelização juvenil de uma instituição espírita que participe; ou
  • Ultrapassada a idade da evangelização juvenil, deverá estar frequente a algum grupo de estudo da Doutrina Espírita em uma instituição Espírita.

Atendendo a estes pré-requisitos os interessados passarão por uma capacitação de “formação”, cujo objetivo é compartilhar os valores que norteiam a atuação do palhaço em hospital, assim como trabalhar a vivência cristã. Tendo um olhar profundo no auto-conhecimento e na construção em grupo.”

V. b) Em caso de desistência, o participante que se interessar pelo recolhimento do residual da "Contribuição" - item III. c) - poderá efetuar o requerimento pelo e-mail utidaalegria@feetins.org.br, até o dia 21 de maio, sendo que a devolução dos valores proporcionais ocorrerão na sede da FEETINS, em horário a ser determinado por e-mail, em até 03 (três) dias úteis.

V. c) Os casos não previstos neste edital serão avaliados pela Coordenação do Projeto “UTI da Alegria” em caráter irrevogável.

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas pelo email utidaalegria@feetins.org.br ou pelos telefones (63) 8414-3510 – Daniel Araújo, (63) 8403-8983 – Fabiane Borges e (63) 8442-1949 – Raul Vilares.



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